
Uma mulher de 73 anos, moradora de São Joaquim da Barra, está internada no Hospital São Joaquim/Unimed, em Franca, onde fez o teste rápido que deu positivo para o novo coronavírus.
Segundo boletim do hospital, a paciente é pré-diabética e se queixava de cansaço há 15 dias, além de apresentar falta de ar progressiva. Ela buscou atendimento no São Joaquim e, agora, aguarda o resultado do exame confirmatório.
Especialistas em saúde afirmam que o teste rápido é 100% eficiente quando o resultado é positivo. O problema é ao contrário, porque apresenta 85% de falso negativo. Foi o que aconteceu com o fisioterapeuta Wesley Soares, morto no último domingo com a doença e que na quinta-feira fez um teste rápido, que deu negativo. No domingo, exames de PCR confirmaram a contaminação pelo Covid-19.
O boletim epidemiológico da Prefeitura de Franca desta quinta-feira, 16, aponta que a cidade continua com 8 casos positivos (o da paciente de São Joaquim não está na estatística), com uma morte, 11 casos suspeitos e 66 negativos.