23/novembro/2024
Notícias

Pico da pandemia de Covid-19 pode acontecer em 10 de maio no Brasil

409views

País deverá registrar o pico da pandemia do novo coronavírus na próxima semana, em dez de maio.
A partir desse ponto, a doença poderá começar a cair ou continuar, com aumento dos casos.

A estimativa foi divulgada pelo professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, a USP, e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, Gonzalo Vecina Neto.

Em entrevista à Reuters, o especialista afirmou que a previsão se baseia em modelos matemáticos sobre o comportamento da Covid-19 na Europa e na Ásia.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é images-1.jpg
Dr. Gonzalo Vecina Neto

Segundo ele, o avanço da doença vai depender das medidas adotadas e o quadro pode se agravar com a queda do isolamento social.

Gonzalo Vecina Neto avaliou que falta coordenação do governo federal e orientação nacional, o que tem atrapalhado no combate à pandemia no Brasil.

Para o especialista, o Ministério da Saúde deveria estar concentrado na distribuição de equipamentos de proteção individual para os profissionais de Saúde.

 

Também deveria elaborar uma política de testagem eficiente, para o processamento da grande quantidade de kits de exame de detecção da Covid-19, que foram adquiridos recentemente.

O especialista criticou o papel que o presidente Jair Bolsonaro tem desempenhado na crise, com gestos e declarações que diminuem a gravidade da situação.

As palavras têm consequência, alertou ele, e podem levar as pessoas a seguirem os comportamentos de risco adotados pelo presidente.

Além de criticar o distanciamento social e ter se referido à doença como uma “gripezinha”, Bolsonaro provoca aglomerações nos passeios que faz por Brasília.

Na última quinta-feira, o novo ministro da Saúde, Nelson Taich, afirmou que, em breve, o País poderá ter mil mortes por Covid-19, por dia.

Na mesma data, anunciou que o número de infectados ultrapassava 85 mil casos, com cinco mil 901 mortes no Brasil.