24/novembro/2024
Notícias

Santa Casa de São Joaquim entra em colapso e faz alerta a população

2.76Kviews

SANTA CASA DE SÃO JOAQUIM DA BARRA

Em 05 de Abril de 2021.

Por Equipe Técnica

COVID-19
JÁ ESTAMOS VIVENDO A GRAVIDADE QUE VOCÊ ASSISTE NA TV

Vivemos esse fim de semana o momento mais crítico da pandemia até aqui a começar por U.T.I., Enfermaria e observação Covid superlotadas e 11 internações realizadas entre o dia 01 e 02/04 (última quinta e sexta-feira) onde, no mínimo, 04 pacientes configuravam o estágio mais avançado da doença, com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e necessitando de cuidados intensivos.

Sem leitos de U.T.I. disponíveis em São Joaquim e na região (hospitais 100% ocupados), em pleno feriado de sexta feira Santa (02/04), a equipe oficial do plantão da manhã representada pelos médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapia dos setores de U.T.I. Geral, U.T.I. Covid e ambulatórios, numa manobra emergencial e coordenada em comunhão, iniciaram as intubações ao passo que estruturavam uma sala para suportar esses pacientes, o que corroborou com uma sobrevida a eles no aguardo de leitos intensivos. Neste dia, foi colocado até marcapasso em um paciente suspeito covid cuja frequência cardíaca oscilava entre 30/40 batimentos/min. Dos 04 pacientes intubados, 02 foram admitidos pela nossa U.T.I. Covid nos dias posteriores e outro foi admitido pela Santa Casa de Franca. O último (homem, 64 anos, SJB) não resistiu aguardar e faleceu na tarde do dia 04/04 (ontem), recebendo todo o cuidado possível (ontem havia uma fila na CROSS de 10 a 15 pacientes na região aguardando por vaga em U.T.I., inclusive pacientes inseridos desde o dia 31/03 segundo a própria DRS).

A continuidade da criticidade também se revela com o registro neste fim de semana de 66 tomografias de pacientes da região (a maior parte de SJB), das quais 90% foram sugestivas para covid e apresentaram alteração, 35% dessas com comprometimento pulmonar maior que 50%. Realizamos outras 14 internações entre os dias 02 e 04/04 – com mais pacientes críticos e com o registro de outro óbito na manhã de hoje (05/04): um senhor de 71 anos que deu entrada na emergência na noite de ontem (04/04), já sem prognóstico.

Ainda superlotados e com perspectiva de um cenário para os próximos dias igual ou pior do que o enfrentado durante esse feriado prolongado, orientamos a população a intensificar os cuidados já preconizados exaustivamente pelos profissionais da saúde pois, mesmo fazendo uso de todos os recursos conseguidos, não será possível atender a todos que necessitarem, principalmente de cuidados intensivos.

Zele pela sua segurança e de sua família. Proteja quem você ama e o próximo. Exerça a cidadania.

Santa Casa de São Joaquim da Barra.