A equipe do Procon de Ribeirão Preto esteve na manhã desta quarta-feira, dia 28, no Pinguim para realizar fiscalização após consumidores enviarem ao órgão um vídeo que circulou na internet no qual pessoas que estavam consumindo no local testemunharam o recebimento de Barris da marca Ecobier pela choperia.
A indignação dos consumidores se deu porque o Pinguim, uma das mais famosas e tradicionais choperias de Ribeirão Preto, é popularmente conhecido por servir, desde sua inauguração, o chope da marca Antarctica.
De acordo com a equipe de Fiscalização, “todas as publicidades verificadas no local induzem o consumidor a acreditar que todo o chope vendido no local é Antárctica. O mesmo ocorre nas redes sociais. Porém, conforme verificado, realmente foi adquirido o chope escuro Ecobier, consoante notas fiscais apresentadas, não sendo apresentado qualquer tipo de informação ao consumidor de que o chope escuro e o chope escuro adicionado ao claro não eram o chope escuro Antárctica.”
Além disso, foram constatadas outras irregularidades, como a falta do exemplar do CDC no estabelecimento e a exposição à venda de diversos produtos sem preço para pagamento à vista, tais como: porta-latas, ursos de pelúcia, porta-garrafas térmico, porta-isqueiro, bonés, quadros decorativos, pinguins de pelúcia e souvenir em porcelana (pinguim).
Após isso, a equipe do Procon procederá com os trâmites legais cabíveis ao presente caso e a empresa terá o prazo de 10 (dez) dias úteis para apresentar a sua defesa.
Procurada nesta quarta, a Choperia Pinguim informou que está preparando um posicionamento oficial sobre a notificação do Procon para enviar à imprensa.
Fonte: X Tudo Ribeirão.