Esta é a primeira investida do governador Tarcísio de Freitas para suprir o déficit no contingente policial do Estado de São Paulo.
O Governo do Estado de São Paulo anunciou o primeiro concurso público para reforçar o efetivo da Polícia Militar durante a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). São 200 vagas para aluno-oficial, e as inscrições serão abertas na próxima quarta-feira, 24.
Os candidatos precisam ter entre 17 e 30 anos, com exceção daqueles que já pertencem ao quadro da Polícia Militar, e estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares. A altura mínima exigida é de 1,55 metro para mulheres e 1,6 metro para os homens.
O salário inicial é de R$ 3.815,03 para o cargo de aluno-oficial. O valor inclui a remuneração básica, percentual de insalubridade e o Regime Especial de Trabalho Policial (RETP). As inscrições estarão abertas entre os dias 24 de maio e 22 de junho no site da Vunesp.
Além deste primeiro concurso, outras 5,4 mil vagas para contratação serão abertas. O segundo edital – com 2,7 mil oportunidades – está previsto para ser publicado até o final do primeiro semestre deste ano.
Os concursos serão abertos para suprir o déficit de profissionais da força de segurança no Estado de São Paulo. A Polícia Militar registrou o menor efetivo do século ao contabilizar 80.137 homens e mulheres no mês de dezembro de 2022.
O maior contingente da corporação foi em 2006 ao totalizar 90.697 agentes. Naquele ano, eram 229 policiais a cada 100 mil habitantes. Atualmente, apenas 177 para o mesmo grupo de pessoas.
Fonte: GCN Notícias